Nº DE VISITAS

segunda-feira, 16 de março de 2015

25º ANIVERSÁRIO DE DELÃES


Nos dias 7 e 8 de Março o Núcleo de Delães festejou o seu 25º aniversário, o Núcleo Santo Amaro esteve presente. No programa incluía um Acampamento mas derivado a compromissos desportivos do maior numero de elementos do nosso núcleo não foi possível participar na totalidade do programa. Assim n
o Domingo, de manhã e com o apoio do Agrupamento de Delães do CNE seguimos em desfile ao cemitério para homenagear os escuteiros falecidos desta paróquia, seguimos depois para o Centro Escutista Francisco de Oliveira para a celebração da eucaristia e renovação de promessas.  No final cantou - se os parabéns.

Ao Núcleo de Delães muitas felicidades e Boa Caça.





















          





                         

Maria Teresa que se encontra sepultada no cemitério da freguesia de Delães, em Vila Nova de Famalicão. A quem entra no cemitério não passará despercebido um jazigo que se distingue dos restantes. Trata-se de uma capela, onde está sepultada a "irmã" Maria Teresa, onde quem desejar pode exprimir a sua devoção.
Ao entrarmos o silêncio é total. Uma sepultura com tampa de vidro acolhe o cadáver de uma mulher - a "irmã" Maria Teresa - que supostamente viveu no século passado e, cujo corpo não se decompôs. Alguns minutos a observar os devotos entram, cumprem a sua orações e promessas e acendem velas. A envolvência é de culto.
Asseada e devidamente arranjada com flores e plantas, nas paredes da capela podemos observar um caixilho relembra uma notícia datada de 1960, publicada num jornal de então. Relata-se o momento em que foi encontrado o cadáver de Maria Teresa.
Considerada santa pelos seus devotos, o corpo da "irmã" Maria Tereza foi encontrado "incorrupto" no início dos anos 60, aquando da demolição da antiga igreja paroquial de Delães.
Uns pedem graças que dizem terem sido atendidas, outros acreditam, mas dizem não ter pedido qualquer milagre. Contudo, o certo é que ao referirem-se à "irmã" Maria Tereza chamam-na de "santa".


      

 


  



Na viagem para Delães tivemos um pequeno acidente com o carro do nosso elemento Pedro, a culpa não foi dele e não foi nada de grave,o retrovisor ficou assim.  





Sem comentários:

Enviar um comentário